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Uma boa documentação do setor de TI pode salvar sua empresa!

A documentação de TI nada mais é que uma série de documentos e mapas que permitem qualquer profissional que nunca teve contato com o ambiente registrado entender como ele funciona.

organização é essencial para as empresas que buscam uma gestão bem implementada, independentemente do setor.

Quando falamos de TI, uma boa estruturação da documentação é importantíssima para as estratégias de segurança, produtividade, conformidade e compliance.

Alguns itens que fazem parte dessa documentação são:

  • Dados dos servidores — informações de hardware, nomes, documentos de instalação, localização etc.;
  • Internet — link, provedor utilizado, servidores e tipo de tecnologia utilizada;
  • Roteamento e endereçamento IP — endereços, mapas e esquemas;
  • topologia de rede — leiaute, controles de acesso e diagrama;
  • Ativos de rede – firewalls, switches e roteadores;
  • Políticas — funcionamento da criação de usuário, segurança, instalações de novos softwares, entre outros;
  • Hardwares e softwares adquiridos;
  • Contatos — principais contatos dentro do cliente e outros como fornecedores de rede e equipamentos.

Qual a importancia de uma boa documentação do setor de tecnolia da empresa?

Além de eliminar a dependência de um único profissional, a iniciativa gera um ganho de agilidade, assim todos os colaboradores passam a saber onde estão localizadas as orientações necessárias para o seu trabalho.

Outro benefício de estruturar os documentos de TI está no aumento da segurança de dados de tecnologia da companhia. Isso porque o registro adequado de sistemas e informações permite que os processos internos sejam realizados de forma profissional, reduzindo falhas e indisponibilidades que deixam seu ambiente sujeito à vulnerabilidade, como ataques hackers.

Benefícios de uma documentação correta do setor de TI

  • Implementação de novos colaboradores;
  • Auxílio à proatividade e produtividade;
  • Segurança;
  • Garantia da continuidade do trabalho sem tempo de parada e trabalhos perdidos;
  • Reduz custo de aquisição de software ou multa por uso indevido quando a empresa não sabe o que tem instalado nos equipamentos e/ou  não controla produtos instalados com adquiridos.

Se ainda não existe essa cultura em seu negócio, talvez seja a hora de repensar.

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